Características para seguro de carga

Existe algum risco que necessita de consulta prévia no seguro de carga?

Algumas coberturas A, B e C apresentam riscos que podem ser cobertos se for realizada uma consulta prévia que é formalizada ao ser incluída uma cláusula que especifica a cobertura e o pagamento do prêmio adicional. São elas:

• Desvio e transbordo de rota que sejam voluntários;
• Revolução, guerra civil, guerra, insurreição, rebelião ou comoção civil delas resultantes ou de qualquer ato de hostilidade ou contra uma potencia beligerante;
• Arresto, restrição, apreensão, captura ou detenção (exceto quando se trata de pirataria) e suas consequências ou qualquer tentativa que vise essa atividade;
• Requisição, nacionalização, confisco ou apropriação antecipada;
• Torpedos, minas e bombas ou qualquer outra arma de guerra que tenha sido abandonada;
• Trabalhadores em lockout (que estão com a jornada de trabalho reduzida como uma alternativa de greve), grevistas, pessoas que participam de distúrbios trabalhistas, comoções civis ou tumultos;
• Lockout, greve, distúrbio trabalhista, comoção civil ou tumulto;
• Obrigações tributárias.

O que é a cláusula “dispensa do direito de regresso” e em quais condições ela é aplicada?

Esta é uma cláusula conhecida por DDR, Dispensa de Direito de Regresso. Ela dá o direito a seguradora de recuperar o montante das indenizações que foram pagas ao segurado quando o responsável pelo prejuízo é de terceiros como, por exemplo, um motorista que transitava embriagado ou com sua habilitação irregular e provoca um acidente na estrada causando danos a carga que tem o seguro de carga. A seguradora indeniza o prejuízo, mas tem todo direito de pedir o regresso contra o motorista. Ou seja, a seguradora cobra do motorista ou transportadora que o contratou o valor que ela pagou pela indenização. O simples fato dessa cláusula estar incluída no contrato não dispensa a necessidade do transportador contratar o seguro compulsório de responsabilidade civil.

O seguro de carga possui um limite de responsabilidade?

Sim, esse limite é o valor da indenização que a seguradora tem de pagar se ocorrer qualquer dano o perca da carga em cada viagem que um mesmo meio de transporte fizer. Outro ponto que é levado em conta é o armazenamento dos bens e/ou mercadorias em terminais ou pontos de carga dos aeroportos.

Na própria apólice tem a definição do limite máximo de indenização para uma mesma viagem e/ou embarque tendo como base o cálculo do valor da importância que é segurada. Por sua vez, esse valor deve corresponder ao custo que foi declarado na fatura comercial mais o frete. A quantia que está presente na fatura comercial recebe o nome de valor do objeto segurado ou VOS. Ela pode ser adicionada dos lucros esperados pelos lucros que o comprador espera, impostos e despesas.

Se um computador ou qualquer outro aparelho acabar falhando ou tendo um mau funcionamento que ocasione no salvamento errado da data mesmo que tudo continue funcionando corretamente após esse fato ter acontecido esse risco encontra-se dentro do da cobertura do seguro de carga?

A lista de riscos excluídos é bem vasta nesse tipo de seguro e um deles é quando há mau funcionamento ou falha de qualquer equipamento e/ou programa de computador ou sistema de computação eletrônica em reconhecer corretamente interpretar ou até processar e distinguir ou salvar qualquer data como sendo a real e exata data do calendário mesmo que continue funcionando corretamente após ela.

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